quinta-feira, 26 de março de 2009

Pregnância e Agrupamento


"Segunda as teorias da Gestalt, quando olhamos para uma forma não vemos suas partes isoladamente, mas sim seu conjunto, o todo. Para a nossa percepção, que é resultado de uma percepção global, as partes são inseparáveis do todo.

Pregnância da Forma: podemos dizer que os elementos com maior pregnância visual são aqueles com maior: equilíbrio, clareza, unidade e harmonia, ou seja, quanto mais fácil o entendimento visual, maior será sua pregnância, enfim, uma Boa Gestalt. João Gomes Filho, diz: “A pregnância é a lei básica da Percepção Visual da Gestalt.”A pregnância da forma está na marca da Canção Nova. Equilíbrio, clareza e harmonia estão incutidas na marca.

Harmonia: é a disposição formal e a organização no todo ou entre as partes de um todo. Nela predominam os fatores de equilíbrio, de ordem, de regularidade visual na composição, possibilitando leitura simples e clara.

Equilíbrio: é o estado de distribuição das forças que agem sobre um corpo, e se compensam mutuamente, por meio de forças de igual resistência que puxam em forças opostas.Os conceitos de harmonia e equilíbrio estão contidos na marca da Canção Nova.
Não se percebe nenhum objeto como único ou isolado. Ver algo implica em determinar-lhe um lugar no todo: uma localização no espaço, uma posição na escala de tamanho, claridade ou dinâmica. (ARNHEIM, 1980, p.4)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores