segunda-feira, 13 de abril de 2009

Luz e Sombra

" Claro-escuro (chiaroscuro), termo denotativo dos efeitos de luz e sombra numa obra de arte, particularmente quando compõe um forte contraste. Leonardo da Vinci foi um pioneiro do chiaroscuro, mas o termo é mais usado como referência a artistas do século XVII, sendo em particular a Caravaggio (obra acima) e Rembrant (abaixo), cujo tratamento de luz e sombra, não só nas pinturas como também nos desenhos e gravuras, nunca foi superado." Dicionário Oxford de Arte










Para os impressionistas, como Monet, as sombras não eram pintadas em cinza ou preto, mas numa cor complementar a cor do objeto. As pinturas impressionistas são pinturas de luz e atmosfera, jogos de luzes diretas e refletidas.




Na fotografia, luz e sombra são recursos, efeitos, que carregam as fotos de sensações, emoções e arte.
O mexicano Carlos Cazalis /Corbis, andou pelas ruas de São Paulo . Com grande sentido estético, esta foto de um sem-abrigo na entrada de um edifício valeu-lhe o 1º prémio na categoria de assuntos contemporâneos - histórias.

A 14 de Maio, Chen Quinggang (Hangzhou Daily) fez uma fotoreportagem sobre as operações de resgate, após o terramoto no Município de Beichuan, China. Esta foto, do transporte de um sobrevivente, valeu-lhe o 1º prémio na categoria de fotonotícias.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores